Serviço

Estágio Supervisionado

por Portal ICIAG
Publicado: 22/05/2020 - 00:00
Última modificação: 23/01/2025 - 11:47
Público-alvo: 

O estágio é um procedimento didático-pedagógico constituído por atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela possibilidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações práticas relacionadas à sua atuação profissional, sendo realizado na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação da Instituição de Ensino.

Requisitos: 

Estágio Obrigatório: finalizado o 4° período do Curso de Graduação em Engenharia Florestal. Para cursar o Estágio Supervisionado o aluno deverá ter cumprido 1.560 horas em disciplinas

Estágio Não-Obrigatório: finalizado o 2° período do Curso de Graduação em Engenharia Florestal.

IMPORTANTE: A documentação deve ser enviada para o Setor de Estágios (SESTA), da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), com no mínimo 5 dias úteis antes de iniciar o estágio.

Orientações: 

Orientações para solicitação e integralização do estágio supervisionado obrigatório

PASSO 1: O discente deverá enviar um e-mail para a Coordenação de Estágio (rodrigo.florestal@ufu.br e estagio.mc@iciag.ufu.br) solicitando autorização para realização de estágio, contendo as seguintes informações:

Título do e-mail: Solicitação de Estágio (E. Florestal) - primeiro nome do discente
No corpo do texto do e-mail:
                    Nome completo do discente (matrícula):
                    Período de estágio (data de início e término):
                    Responsável pela orientação do estágio:
                    Empresa ou instituição concedente do estágio:
                    Carga horária semanal do estágio:

Anexar ao e-mail: histórico escolar validável (portal do estudante; aba "relatórios"; opção "histórico escolar validável") e o anexo 7 (Normas Complementares) preenchido e assinado eletronicamente (Gov.br ou similares)

OBS: Para integralizar acima de 30 horas semanais de estágio, o discente não poderá estar matriculado em nenhum outro componente curricular, exceto em TCC I e TCC II. O aluno que desejar realizar estágios com carga horária de 40 horas semanais deverá solicitar para a coordenação do curso uma declaração que autoriza a realização da carga horária máxima, independente da modalidade de estágio (ANEXO 6).

PASSO 2: Atendidos os critérios para realização do estágio, a Coordenação de Estágio abrirá um processo no SEI e emitirá, via e-mail, a Declaração de Aptidão do discente para a realização o estágio, conforme normas vigentes. A Coordenação de Estágio incluirá os documentos (histórico, anexo 7 e declaração de aptidão) no processo no SEI.

PASSO 3: Após o recebimento da Declaração de aptidão, o discente deverá preencher o Termo de Compromisso de Estágio (TCE) e o Plano de Atividades do Estágio, disponíveis em https://prograd.ufu.br/servicos/estagio-externo, recolher as assinaturas digitais (Gov.br ou similares) e enviá-los, via e-mail, para a coordenação de estágio.

OBS: O preenchimento dos documentos deve ser feito no formato .pdf, preferencialmente no próprio navegador.

PASSO 4: A Coordenação de Estágio conferirá a documentação e encaminhará ao SESTA (Setor de Estágio) que irá analisar e providenciar a assinatura (o SESTA não assina documento com data retroativa; com presença de desformatação; preenchimento inadequado ou feito manualmente; sem as devidas assinaturas).

PASSO 5: Após assinatura do documento pelo SESTA, a Coordenação de Estágio incluirá o TCE e o Plano de Atividades no processo SEI. O docente orientador deverá inserir no processo SEI o requerimento de matrícula do discente (documento padrão SEI) e encaminhar (mas mantê-lo na unidade atual) o processo para a Coordenação do Curso (unidade SEI: CEFLOMC). A Coordenação do Curso solicitará, via ofício à DIRAC/DICOA, a criação da turma de estágio supervisionado.

PASSO 6: Criada a turma de estágio e finalizado o período do estágio, o docente orientador deverá incluir os documentos comprobatórios da realização e integralização do componente curricular encaminhados pelo discente. Os documentos a serem inseridos no processo são: formulário de frequência (Anexo 1); formulário de avaliação do supervisor de estágio (Anexo 2); declaração de originalidade (Anexo 10); versão final do relatório de estágio pós defesa; ata pós defesa (somente para estágio obrigatório). Todo documento relacionado à qualquer mudança no estágio (alterações na modalidade do estágio; carga horária do estágio; supervisão do estágio; data do estágio, dentre outros) deverá ser inserido no mesmo processo, a partir do Termo Aditivo de Estágio (disponível em https://prograd.ufu.br/servicos/estagio-externo). A defesa do estágio ocorrerá apenas caso o aluno esteja regularmente matriculado no componente curricular ICIAG32002 Estágio Supervisionado. A defesa de estágio obrigatório deverá ser informada com antecedência por meio de um convite, o qual deve ser preenchido e enviado para a Coordenação do Curso para divulgação. Neste convite, deverá conter as seguintes informações: título, discente, orientador, banca, local, data e horário.

PASSO 7: Após a defesa do estágio e o processo contendo toda a documentação do Passo 6, incluindo a versão final do relatório do estágio, o docente orientador deverá avisar a Coordenação de Estágio e, na ocasião do lançamento de notas, deverá lançar a nota no registro de resultados. A Coordenação de Estágio conferirá todos os documentos incluídos no processo e emitirá a declaração de orientação e participação da banca de defesa aos membros da banca. Caso o discente não defender o estágio no período de matrícula, o docente orientador deverá solicitar novamente a matrícula para o semestre seguinte, respeitando o prazo do calendário acadêmico vigente (como apresentado no Passo 5).

Para mais informações acesse as normas de estágio supervisionado do Projeto Pedagógico do Curso.

Acesse: Normas complementares de estágio do curso de Engenharia Florestal

 

GERAL

1. Ler as normas gerais de estágio na UFU no site da PROGRAD (https://prograd.ufu.br/estagio);

2. Ler as normas complementares de estágio do curso de Engenharia Florestal: Normas complementares

3. Canais de atendimento:
Telefone institucional: (34) 3810 1058
WhatsApp/Telegram Prof. Rodrigo: (31) 9 8216 4519
E-mail da coordenação de estágio: estagio.mc@iciag.ufu.br 
E-mail do coordenador de estágio: rodrigo.florestal@ufu.br 
Pessoalmente: Bloco 1BMC, 4° pavimento, sala 1B410 ou na sala de Engenharia (1B411)

4. Clique aqui para acessar: Perguntas Frequentes

Resumo das Orientações

Um resumo das orientações está na Tabela resumo e/ou no Esquema resumo.

Documentação

Os documentos necessários para o registro do estágio, Termo de Compromisso (TCE) e Plano de Atividades, assim como outros documentos, estão disponíveis no site https://prograd.ufu.br/estagio/externo

Outros documentos

1. Carta de apresentação do aluno
2. Convênio de Estágio - UFU x Empresa
3. Modelo de convite para defesa de estágio

Anexos das Normas Complementares de Estágio da Engenharia Florestal

Anexo 1. Formulário de Frequência do Estagiário
Anexo 2. Formulário de Avaliação do Estagiário
Anexo 3. Modelo de relatório de estágio obrigatório
Anexo 4. Modelo de relatório de estágio não obrigatório
Anexo 5. Lista de Documentos
Anexo 6. Declaração de Estágio (40h)
Anexo 7. Solicitação de Estágio
Anexo 8. Atestado (Integralização de Carga Horária)
Anexo 9. Avaliação da Defesa de Estágio
Anexo 10. Declaração de Originalidade
Anexo 11. Roteiro para tramitação da Ata de defesa no SEI

 

Responsáveis

Prof. Rodrigo Otávio Veiga de Miranda - e-mail: rodrigo.florestal@ufu.br
Coordenador de Estágio ICIAG - Curso de Engenharia Florestal, Campus Monte Carmelo
Portaria DIRICAG nº 287, de 28 de março de 2024
 
Téc. Ronaldo Machado Junior - e-mail: ronaldo.machado@ufu.br

Téc. Lidiomar Soares da Costa  - e-mail: lidiomar.costa@ufu.br

 

Tópicos: