Colegiado do Curso Engenharia Ambiental e Sanitária - Uberlândia
Publicado: 22/05/2020 - 00:00
Última modificação: 23/08/2024 - 13:59
Presidente do Colegiado:
- Prof. Dr. Roberto Terumi Atarassi
Membros:
- Prof.ª Dr.ª Etienne Cardoso Abdala
- Prof.ª Dr.ª Maria da Graça Vasconcelos
- Prof.ª Dr.ª Milla Alves Baffi
- Prof.ª Dr.ª Tatiane Pereira Santos Assis
Representante discente:
- Mateus Georgino Rodrigues Alves
Reuniões: mensais
O colegiado é o órgão máximo no curso para análise de requerimentos. Ele é composto pelo coordenador de curso, dois representantes docentes internos, dois respresentantes docentes externos, e um representante discente.
ORIENTAÇÕES
1 COMO ENVIAR RECURSO PARA O COLEGIADO:
O discente deve acessar o "Portal do Aluno” ir em "Solicitações Gerais" e selecionar "Recurso ao Colegiado" deverá preencher no campo de “Observação” o motivo da solicitação. Além disso, será preciso anexar uma carta em formato PDF constando o conteúdo da solicitação (o conteúdo da carta deve ser DIGITADO e constar nome completo, matricula, e-mail do aluno e assinatura).
Modelo de carta ao colegiado: Carta de recurso ao Colegiado
A coordenação não receberá recursos entregues presencialmente.
Após ocorrer a reunião, a coordenação informará ao aluno a resposta da solicitação por e-mail.
2 ANÁLISE DA QUEBRA DO PRÉ-REQUISITO PARA DISCIPLINA:
O discente deve acessar o "Portal do Aluno” ir em "Solicitações Gerais" e selecionar "Recurso ao Colegiado" deverá preencher no campo de "Observação” o motivo da solicitação. Além disso, será preciso anexar uma carta em formato PDF constando o conteúdo da solicitação (o conteúdo da carta deve ser DIGITADO e constar nome completo, matricula, e-mail do aluno e assinatura).
Modelo de carta ao colegiado: Carta de recurso ao Colegiado
OBS: Solicitações de quebra do pré-requisito precisam ser encaminhadas (NAS DATAS INFORMADAS PELA COORDENAÇÃO POR E-MAIL e TAMBÉM DIVULGADAS NO SITE DO ICIAG, antes do período de matrículas) e é preciso que o discente solicite a referida disciplina no “Ajuste de matricula online pelo PORTAL DO ALUNO” (a data do ajuste online é informada pela coordenação por e-mail enviado para as TURMAS, e consta no calendário acadêmico).
Se for deferido pelo colegiado, a coordenação fará a matrícula após os processamentos dos pedidos de ajuste online (sujeito a disponibilidade de vagas).
Após ocorrer a reunião, a coordenação informará ao aluno a resposta da solicitação por e-mail.
3 CURSAR DISCIPLINA DE OUTRO CURSO DA UFU QUE NÃO CONSTE NA "TABELA DE DISCIPLINAS EQUIVALENTES" :
Verificar se a disciplina já consta como aprovada pelo colegiado na Tabela de disciplinas equivalentes disponível em:
Tabela de Disciplinas de (outros cursos da UFU) consideradas equivalentes com a Engenharia Ambiental
Caso não conste a disciplina como DEFERIDA, O discente deve acessar o "Portal do Aluno” ir em "Solicitações Gerais" e selecionar "Recurso ao Colegiado" deverá preencher no campo de “Observação” o motivo da solicitação.
Além disso, será preciso anexar uma carta constando o conteúdo da solicitação (o conteúdo da carta deve ser DIGITADO e constar nome completo, matricula, e-mail do aluno e assinatura) juntamente com a EMENTA da disciplina do outro curso , ambos salvos em um único arquivo PDF.
Modelo de carta ao colegiado: Carta de recurso ao Colegiado
OBS: A solicitação precisa ser encaminhada (ANTES DA PRIMEIRA SEMANA DE AULA). O critério de análise para a dispensa de disciplinas é: conteúdo da ementa ser semelhante em no mínimo 80% e a carga horária da disciplina ser igual ou superior à do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
É importante o discente estar atento aos prazos (calendário acadêmico) para poder pedir "matrícula em disciplinas de outros cursos" pelo portal do aluno. Se for deferido pelo colegiado, a coordenação fará o processamento de matrícula.
Após ocorrer a reunião, a coordenação informará ao aluno a resposta da solicitação por e-mail.
4 APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS CURSADAS ANTERIORMENTE EM "OUTRO CURSO" :
O discente deve acessar o "Portal do Aluno” ir em "Solicitações Gerais" e selecionar "Dispensa de Disciplinas" deverá preencher no campo de “Observação” o motivo da solicitação (Solicitações de dispensa de disciplinas cursadas em outra Graduação ou Mobilidade Acadêmica).
Além disso, será preciso anexar uma TABELA em formato PDF constando o conteúdo da solicitação (o conteúdo da Tabela deve ser DIGITADO) :
Modelo de TABELA - Tabela para dispensa de disciplinas cursadas em outra Graduação
OBS: É necessário que o aluno especifique na TABELA quais disciplinas precisam ser analisadas pelo colegiado. Junto ao pedido precisam constar: Ementas e Histórico Escolar original ou autenticado.
Portanto, o aluno precisa salvar a "Tabela", "Ementas( colocar somente as ementas das disciplinas preenchidas na tabela)" e "Histórico" em um (único arquivo) no formato PDF e anexar na solicitação online. Caso o tamanho do arquivo seja muito grande e não consiga anexar pelo portal do aluno, o documento pode ser encaminhado para o e-mail da coordenação: coamb@iciag.ufu.br, após abrir a solicitação no portal do aluno.
Após ocorrer a reunião, a coordenação informará ao aluno a resposta da solicitação por e-mail.
OBS: O critério de análise para a dispensa de disciplinas é : conteúdo da ementa ser semelhante em no mínimo 80% e a carga horária da disciplina ser igual ou superior à do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
- IMPORTANTE: os discentes podem solicitar ao colegiado a dispensa de disciplinas cursadas em outra Graduação a qualquer momento, entretanto após a primeira análise do colegiado ter acontecido o aluno tem direito a recorrer da decisão SOMENTE EM ATÉ 30 DIAS a partir da data que ocorreu a reunião (ou seja, tem direito a apenas uma solicitação de reanálise dentro desse prazo).
O discente não pode aproveitar disciplinas de outro curso, cursadas concomitantemente à Engenharia Ambiental e Sanitária, quando o horário de aulas é do mesmo turno que o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
5. DILAÇÃO DE PRAZO PARA INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO:
O discente deve acessar o "Portal do Aluno” ir em "Solicitações Gerais" e selecionar "Dilação de Prazo", onde deverá preencher no campo de “Observação” o motivo da solicitação.
Além disso, será preciso anexar uma carta constando a justificativa para a solicitação e a documentação que comprove a necessidade para a dilação (o conteúdo da carta deve ser DIGITADO e constar nome completo, matricula, e-mail do aluno e assinatura) juntamente com o termo de compromisso, ambos salvos em PDF.
Modelo Termo de compromisso: Termo de Compromisso para dilação de prazo
OBS: Observar o prazo no calendário acadêmico da CONGRAD
BR 050 KM 78
Uberlândia - MG - CEP 38410-337