Serviço

Matrícula Semestre 2025-2

por Portal ICIAG
Publicado: 22/05/2020 - 00:00
Última modificação: 08/10/2025 - 12:37
Assunto: 

COMUNICADO SOBRE AJUSTE DE MATRICULA 

(Clique aqui para mais informações)

 

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES – SEMESTRE LETIVO 2025/2

A oferta das disciplinas para o semestre letivo 2025/2 seguirá o Calendário Acadêmico conforme estabelecido pela Resolução CONGRAD nº 119, de 16 de outubro de 2023.

Todas as atividades serão realizadas presencialmente.

DATAS IMPORTANTES:

  • 2 e 3/10 – Solicitação de matrícula pelos estudantes, via Portal do Estudante – 2025/2
  • 8 e 9/10– Solicitação de ajuste de matrícula pelos estudantes, via Portal do Estudante
  • 8 e 9/10 – Solicitação de matrícula em disciplinas de outro curso pelos estudantes, via Portal do Estudante
  • 10/10 a 31/10 – Período de ajuste de matrícula pelas Coordenações de Curso
  • 13/10 – Início do semestre 2025/2
  • 13 a 18/10 – Período destinado a outras atividades acadêmicas (6 dias)
  • 20/10 – Início das aulas 2025/2
  • 24/10 – Término do prazo para matrícula extemporânea
  • 24/10 – Término do prazo para solicitação de equivalências curriculares
  • 28 a 30/10 – Matrícula de estudantes de Mobilidade Nacional e estudantes internacionais de graduação
  • 30 e 31/10 – Matrícula de estudante especial
  • 31/10 – Data limite para resposta de solicitação de matrícula em disciplina de outro Curso, pelo respectivo Coordenador

Para mais informações, consulte o Calendário Acadêmico 2025/2 ou entre em contato com a Coordenação do Curso.

Dúvidas: coago@ufu.br
(Informe seu nome completo e número de matrícula ao enviar o e-mail)

Atualização de Dados Cadastrais

O(a) aluno(a) deverá acessar o PORTAL DO ESTUDANTE para conferir e atualizar seus dados pessoais (como e-mail, endereço ou telefone), caso seja necessário.

Se os dados estiverem corretos, basta confirmar no rodapé da página.

Solicitação de Matrícula nas Disciplinas

Após a confirmação dos dados, será possível solicitar matrícula nas disciplinas desejadas diretamente pelo Portal do Estudante. Ao realizar essa solicitação, é fundamental observar os seguintes critérios:

  • Evitar conflitos de horário entre disciplinas (consulte os horários disponíveis).
  • Cumprimento dos pré-requisitos e co-requisitos exigidos (verifique a lista disponível no site do ICIAG).
  • Quebras de pré-requisito serão analisadas conforme o Art. 89 da Resolução CONGRAD 46/2022:
    Leia a resolução aqui

Observações Importantes:

  • A quebra de requisitos será permitida somente se houver vagas disponíveis, pois a prioridade de matrícula é dada aos alunos que cumprem todos os requisitos e estão dentro do período regular de ajuste.
  • Um pré-requisito poderá ser considerado co-requisito caso o aluno tenha sido reprovado com nota maior que 50, desde que haja vagas disponíveis (ver Resolução CONGRAD 46/2022).
  • Para TCC 1 e TCC 2, o(a) discente deve entrar em contato com o(a) orientador(a), que ficará responsável por encaminhar a autorização/formulário de matrícula até o início do semestre.Informações completas: TCC Agronomia – ICIAG
  • A matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado será realizada após o ajuste de matrícula e somente para alunos com estágio em andamento, que já tenham enviado o Termo de Compromisso para o e-mail: estagioagro@iciag.ufu.br
  • A solicitação de matrícula deve ser feita pelo orientador de estágio, conforme instruções disponíveis em: Estágio Supervisionado – ICIAG
  • Disciplinas com mais de uma turma prática: recomenda-se solicitar matrícula em todas as turmas disponíveis para aumentar as chances de conseguir matrícula. (Essa orientação não se aplica caso o aluno tenha interesse em uma turma específica.)

Critérios de Prioridade de Matrícula

A distribuição de vagas nas disciplinas seguirá os critérios estabelecidos no Capítulo IV, Art. 86 da Resolução CONGRAD 46/2022:
Consultar Resolução

Atenção

As solicitações de matrícula que forem recusadas por não cumprimento das orientações acima serão de inteira responsabilidade do(a) aluno(a).

Dúvidas e Informações

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail:
coago@ufu.br

Sempre informe:

  • Nome completo
  • Número de matrícula

Sem essas informações, não será possível identificar ou analisar sua demanda.

Fique Atento ao seu E-mail Institucional

A COAGO utiliza o e-mail institucional para comunicar:

  • Eventos
  • Oportunidades de estágio e emprego
  • Informes acadêmicos e administrativos

Por isso, é fundamental manter seu e-mail sempre atualizado no Portal do Estudante.

Desejamos a todos um excelente semestre!

Atenciosamente,
Equipe da Coordenação do Curso de Agronomia
Campus Uberlândia

 

Setor responsável: 
coago@ufu.br
+55 34 2512-6808
Ramal: 6708

Tópicos: