Serviço
Matrícula Semestre 2025-2
Publicado: 22/05/2020 - 00:00
Última modificação: 08/10/2025 - 12:37
COMUNICADO SOBRE AJUSTE DE MATRICULA
(Clique aqui para mais informações)
INFORMAÇÕES IMPORTANTES – SEMESTRE LETIVO 2025/2
A oferta das disciplinas para o semestre letivo 2025/2 seguirá o Calendário Acadêmico conforme estabelecido pela Resolução CONGRAD nº 119, de 16 de outubro de 2023.
Todas as atividades serão realizadas presencialmente.
DATAS IMPORTANTES:
- 2 e 3/10 – Solicitação de matrícula pelos estudantes, via Portal do Estudante – 2025/2
- 8 e 9/10– Solicitação de ajuste de matrícula pelos estudantes, via Portal do Estudante
- 8 e 9/10 – Solicitação de matrícula em disciplinas de outro curso pelos estudantes, via Portal do Estudante
- 10/10 a 31/10 – Período de ajuste de matrícula pelas Coordenações de Curso
- 13/10 – Início do semestre 2025/2
- 13 a 18/10 – Período destinado a outras atividades acadêmicas (6 dias)
- 20/10 – Início das aulas 2025/2
- 24/10 – Término do prazo para matrícula extemporânea
- 24/10 – Término do prazo para solicitação de equivalências curriculares
- 28 a 30/10 – Matrícula de estudantes de Mobilidade Nacional e estudantes internacionais de graduação
- 30 e 31/10 – Matrícula de estudante especial
- 31/10 – Data limite para resposta de solicitação de matrícula em disciplina de outro Curso, pelo respectivo Coordenador
Para mais informações, consulte o Calendário Acadêmico 2025/2 ou entre em contato com a Coordenação do Curso.
Dúvidas: coago@ufu.br
(Informe seu nome completo e número de matrícula ao enviar o e-mail)
Atualização de Dados Cadastrais
O(a) aluno(a) deverá acessar o PORTAL DO ESTUDANTE para conferir e atualizar seus dados pessoais (como e-mail, endereço ou telefone), caso seja necessário.
Se os dados estiverem corretos, basta confirmar no rodapé da página.
Solicitação de Matrícula nas Disciplinas
Após a confirmação dos dados, será possível solicitar matrícula nas disciplinas desejadas diretamente pelo Portal do Estudante. Ao realizar essa solicitação, é fundamental observar os seguintes critérios:
- Evitar conflitos de horário entre disciplinas (consulte os horários disponíveis).
- Cumprimento dos pré-requisitos e co-requisitos exigidos (verifique a lista disponível no site do ICIAG).
- Quebras de pré-requisito serão analisadas conforme o Art. 89 da Resolução CONGRAD 46/2022:
Leia a resolução aqui
Observações Importantes:
- A quebra de requisitos será permitida somente se houver vagas disponíveis, pois a prioridade de matrícula é dada aos alunos que cumprem todos os requisitos e estão dentro do período regular de ajuste.
- Um pré-requisito poderá ser considerado co-requisito caso o aluno tenha sido reprovado com nota maior que 50, desde que haja vagas disponíveis (ver Resolução CONGRAD 46/2022).
- Para TCC 1 e TCC 2, o(a) discente deve entrar em contato com o(a) orientador(a), que ficará responsável por encaminhar a autorização/formulário de matrícula até o início do semestre.Informações completas: TCC Agronomia – ICIAG
- A matrícula na disciplina de Estágio Supervisionado será realizada após o ajuste de matrícula e somente para alunos com estágio em andamento, que já tenham enviado o Termo de Compromisso para o e-mail: estagioagro@iciag.ufu.br
- A solicitação de matrícula deve ser feita pelo orientador de estágio, conforme instruções disponíveis em: Estágio Supervisionado – ICIAG
- Disciplinas com mais de uma turma prática: recomenda-se solicitar matrícula em todas as turmas disponíveis para aumentar as chances de conseguir matrícula. (Essa orientação não se aplica caso o aluno tenha interesse em uma turma específica.)
Critérios de Prioridade de Matrícula
A distribuição de vagas nas disciplinas seguirá os critérios estabelecidos no Capítulo IV, Art. 86 da Resolução CONGRAD 46/2022:
Consultar Resolução
Atenção
As solicitações de matrícula que forem recusadas por não cumprimento das orientações acima serão de inteira responsabilidade do(a) aluno(a).
Dúvidas e Informações
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail:
coago@ufu.br
Sempre informe:
- Nome completo
- Número de matrícula
Sem essas informações, não será possível identificar ou analisar sua demanda.
Fique Atento ao seu E-mail Institucional
A COAGO utiliza o e-mail institucional para comunicar:
- Eventos
- Oportunidades de estágio e emprego
- Informes acadêmicos e administrativos
Por isso, é fundamental manter seu e-mail sempre atualizado no Portal do Estudante.
Desejamos a todos um excelente semestre!
Atenciosamente,
Equipe da Coordenação do Curso de Agronomia
Campus Uberlândia
Anexo | Tamanho |
---|---|
![]() | 218.51 KB |
![]() | 135.24 KB |
![]() | 28 KB |
![]() | 131.82 KB |
![]() | 54.3 KB |
![]() | 202.23 KB |
![]() | 3.88 MB |