Estágio

Estudante
Assunto:
Definição:

O estágio é um procedimento didático-pedagógico constituído por atividades de aprendizagem social, profissional e cultural, proporcionadas ao estudante pela possibilidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações práticas relacionadas à sua atuação profissional, sendo realizado na comunidade em geral ou junto a pessoas jurídicas de direito público ou privado, sob a responsabilidade e coordenação da Instituição de Ensino.

Requisitos:

Estágio Obrigatório: após o aluno ter cursado 3.500 h em disciplinas do Curso de Graduação em Agronomia.

Estágio Não-Obrigatório: finalizado o 2° período do Curso de Graduação em Agronomia.

Importante: Encaminhar o termo de compromisso ao Setor de Estágio no mínimo 15 dias antes de iniciar o estágio.

Orientações:

COMUNICADOS IMPORTANTES

1) Impossibilidade de realização das atividades de estágio supervisionado à distância.

O Ministério da Educação dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19; exceto para atividades de estágio supervisionado. Leia a Portaria Nº 343 (17/03/20).

2) Envio do Termo de Compromisso para assinatura do representante legal da Instituição.

Considerando PORTARIA REITO Nº 311, de 17/03/2020;

Considerando OFÍCIO CIRCULAR Nº 8/2020/PROGRAD/REITO-UFU, de 25/03/2020;

Considerando os estágios externos;

O Setor de Estágio (SESTA) da Universidade Federal de Uberlândia comunica:

- O estudante deverá encaminhar seu(s) documento(s) de estágio ao SESTA, exclusivamente, via e-mail estagio@prograd.ufu.br;

- No e-mail deve(m) ser anexado(s) o(s) documento(s) digitalizado(s) de forma legível;

- É necessário que conste no documento o e-mail da concedente ou do(a) supervisor(a) do estágio. Caso não haja, o mesmo deve ser informado no corpo do e-mail ou à mão (legível) no próprio documento;

- Ao aprovar o(s) documento(s), o SESTA responderá o e-mail do estudante com o(s) documento(s) anexado(s), com cópia para a concedente, informando a aprovação e as orientações posteriores.

01 de abril de 2020

Att. Setor de Estágio da UFU

3)  O aluno deve GUARDAR UMA VIA DO TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO ORIGINAL, para apresentá-lo ao setor de estágio quando solicitado.

• Procedimento Geral

1. Ler as normas no site do ICIAG;

2. Canais de atendimento:

• whatsapp comercial: 2512 6745 (2ª à 6ª feira , das 8:00 às 17:00h)
  • pessoalmente: Terças e quintas feiras, das 9:30 às 11:30h; sala 306, bloco 1C, Campus Glória (O atendimento presencial está suspenso temporariamente devido ao período de enfrentamento ao COVID19).

Falar com  a Coord.ª de Estágio Larissa Barbosa de Sousa

3. Clique aqui para acessar as  PERGUNTAS FREQUENTES

• Normas
  1. Normas Gerais de Estágio - UFU
  2. Normas de Estágio Supervisionado - Agronomia
  • Orientações
  1. Estágio Não Obrigatório
  2. Estágio Obrigatório
  • Documentos
  1. Requerimento de Matrícula (Obrigatório)
  2. Termo de Compromisso e Modelo de Preenchimento (Não Obrigatório)
  3. Termo de Compromisso e Modelo de Preenchimento (Obrigatório)
  4. Formulário de Frequência do Estagiário  (Obrigatório e Não Obrigatório)
  5. Formulário de Avaliação do Estagiário (Supervisor) (Obrigatório)
  6. Ficha de Avaliação do Estágio Obrigatório  (preenchido pelo orientador)
  • Outros documentos
  1. Termo de Comprometimento
  2. Carta de Apresentação do Aluno
  3. Declaração do Aluno (40h)
  4. Termo de Rescisão
  5. Termo Aditivo
  6. Convênio de Estágio - UFU x Empresa
  7. Declaração de Condições Sanitárias
  • Relatório de Estágio
  1. Modelo Relatório (Não Obrigatório)
  2. Modelo Relatório (Obrigatório)

FIQUE ATENTO!  Entrega dos documentos à Coordenação de Estágio do Curso, para finalização do estágio:

Enviar os arquivos preenchidos em EM FORMATO PDF, SEPARADOS, para o e-mail estagioagro@iciag.ufu.br (ver abaixo "Orientações" para o tipo de estágio realizado);

* NÃO serão aceitos documentos em um único arquivo;

* No corpo do e-mail informar: NOME DO ORIENTADOR, EMPRESA QUE REALIZOU O ESTÁGIO, ÁREA DE REALIZAÇÃO, DATA DE INÍCIO E TÉRMINO DO ESTÁGIO E O TOTAL DE HORAS DE ESTÁGIO REALIZADAS.

• Responsáveis

Profª Larissa Barbosa de Sousa - Contatos: 2512 6745, ramal 6745, e-mail: larissa@ufu.br

Coordenadora de Estágio do Curso de Agronomia - Campus Uberlândia

Érika Luzia Lara Perini - Contatos: 2512 6708, ramal 6708, e-mail: coago@ufu.br