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Alfabetização Climática: Práticas Econômicas, Sociais e Ambientais Sustentáveis Baseadas em Evidências Científicas

Projeto de Extensão (Em andamento)
por Yara Cristina
Publicado: 18/08/2023 - 15:20
Última modificação: 29/11/2024 - 15:46

Alfabetização Climática: Práticas Econômicas, Sociais e Ambientais Sustentáveis Baseadas em Evidências Científicas

Resumo

O termo “Mudanças Climáticas” recentemente foi alterado por especialistas para “Crise Climática”, ou seja, o planeta está diante de uma situação crítica e urgente que desencadeia em uma série de eventos climáticos extremos, como furacões, tempestades, secas severas, inundações e ondas de calor são cada vez mais frequentes. Ecossistemas inteiros estão sendo modificados com extinções de espécies, degradação de habitats naturais e desequilíbrios nos ciclos naturais. E a crise climática não afeta apenas o meio ambiente, mas também a sociedade, podendo levar a crises alimentares, escassez de água, migrações forçadas e conflitos por recursos naturais. Além disso, populações mais vulneráveis, como as que vivem em áreas pobres ou em ilhas, são as mais afetadas. Desde a Revolução Industrial, a Resumo / Objeto da proposta Atividade Curricular de Extensão Sim Código(s) da(s) Atividade(s) Curricular(es) de Extensão ICIAG33101/Engenharia Ambiental e Sanitária Página 1 de 9 temperatura global subiu cerca de 1,1°C, o que parece pequeno, mas tem impactos profundos nos ecossistemas e no clima global. E isso se deve ao uso crescente dos combustíveis fósseis, desmatamento de florestas, agricultura e pecuária extensiva. A meta 13.3 do ODS 13 propõe “melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce da mudança do clima.”. Fica claro, portanto, a necessidade trocar saberes e levar à população dados, informações, conhecimentos baseados na ciência que expliquem e ajudem a prevenir, mitigar e controlar a atual crise climática. Sendo assim, a Educação Ambiental será a ferramenta utilizada neste projeto para aproximar e vincular o conhecimento científico/acadêmico à sociedade, por meio da dialogia. O público-alvo deste projeto serão alunos do ensino fundamental e médio de escolas do munícipio de Uberlândia.

Realização: Em campo

Início: 01/10/2024

Término: 30/06/2025 

Carga Horária: 150 h

Coordenador Responsável: SUELI MOURA BERTOLINO

Demais membros da equipe executora: ANDRÉ AFONSO BORGES DE SOUZA; BRUNA FERNANDA FARIA OLIVEIRA; CAROLINE YUKA MORI SAITO; GABRIELLI MARINA CHICRALA GONÇALVES; ISADORA FERNANDES RESENDE COSTA; JOSÉ LUCAS DIAS PRIMO; LARISSA CRISTINA DE OLIVEIRA

 Mais informações: suelibertolino@ufu.br