Unidade organizacional

Última modificação: 14/05/2020 - 09:52

Instituto de Ciências Agrárias

Laboratório de Tecnologia Ambiental – LATEC

O Laboratório de Tecnologia Ambiental - LATEC - está instalado no Campus Umuarama, Bloco 2B, Sala 112, e é vinculado ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Instituto de Ciências Agrárias - ICIAG. Tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento e execução de projetos na esfera ambiental das disciplinas ligadas ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Agronomia, Zootecnia e de outros cursos, associando-se ao interesse comum da UFU: produzir e disseminar as ciências, as tecnologias, as inovações, as culturas e as artes, com sustentabilidade.

Diferente de outros laboratórios de apoio à graduação, ligados a disciplinas específicas ou áreas específicas, o LATEC foi planejado para auxiliar na prática de tecnologia ambiental e correlatos, ao longo do curso de graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária. Uma das disciplinas foco é Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), em que o aluno é responsável por implementar o projeto de final de curso.

O LATEC permite o suporte em infraestrutura e pessoal para a efetivação de projetos que exijam, por exemplo, construção e instalação de equipamentos, tanto em laboratório quanto em campo, instrumentação para o desenvolvimento e avaliação dos experimentos. Assim, trabalha de forma complementar aos outros laboratórios do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária ou da UFU, promovendo um ambiente integrado para a prática e aplicação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas, sendo de grande importância para consolidação da informação, integração de suas conexões e o desenvolvimento da mentalidade de aplicação do conhecimento e da inovação tecnológica.

Principais equipamentos no LATEC

• Ferramentarias em geral (chaves diversas, trena, martelo, serra, réguas, esquadros, etc).
  • Ferramentas elétricas de mão: furadeira, parafusadeira sem fio, microrretífica, soprador térmico, serra mármore, serra circular para madeira, tupia de coluna, esmerilhadeira, lixadeira, plaina.
  • Equipamentos elétricos: furadeira de bancada, serra policorte de bancada, serra fita para corte de perfis metálicos, compressor para ar comprimido, máquina de solda MIG/MAG, esmeril, minifuradeira/fresadora de coluna, mini torno de banca.
  • Instrumentos de medição: multímetro, paquímetro, decibelímetro, tacômetro (medidor de rotação), células de carga para 50kgf e 500kgf, termômetro digital de precisão, coletor eletrônico de dados (FieldLogger512K), alicate volt-amperímetro, trena a laser.
  • Instrumentos para fins eletrônicos: ferro de solda de bancada, gerador de tensão DC, osciloscópio de 100MHZ, multímetros.
  • Equipamentos de Proteção Individual.

Equipe LATEC

Coordenador: Prof. Dr. Roberto Terumi Atarassi

E-mail: robertota@ufu.br

Técnica responsável: Eng. Agr. MSc Márcia Regina Batistela Moraes

E-mail: marcia.batistela@ufu.br

Endereço para correspondência

Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de Ciências Agrárias – ICIAG, Laboratório de Tecnologia Ambiental – LATEC, Sala 112, bloco 2B, Campus Umuarama, Uberlândia – MG, CEP.: 38.400-902, Tel.: 55-34-3225-8560.

Galeria de imagens

Imagem 1: Construção de estrutura desenvolvida por graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária, disciplina TCC2 – uso de microcontrolador Arduino.

Imagem 2: Estrutura desenvolvida por graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária na disciplina TCC2- Rastreamento solar para painel fotovoltaico

Imagem 3: dispositivo desenvolvido por graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária na disciplina TCC2 – sensor de luminosidade com LDR.

Foto 4: Aplicação de solda em estrutura destinada à  manutenção de estação fluviométrica (pertencente ao Laboratório HIDRO), por graduando em Engenharia Ambiental e Sanitária, disciplina TCC2.

Imagem 5: Construção de sistema filtrante – batelada Wetland, desenvolvido por graduandas em Engenharia Ambiental e Sanitária, em TCC2.

Imagem 6: Reator pressurizado  destinado ao tratamento de efluentes, desenvolvido por mestranda no Programa de Pós-graduação em Qualidade Ambiental.

Coordenador(a): Roberto Terumi Atarassi
Endereço:
Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Instituto de Ciências Agrárias – ICIAG, sem numero Laboratório de Tecnologia Ambiental – LATEC
Campus Umuarama - Bloco bloco 2B - Sala Sala 112
Uberlândia, Minas Gerais, Brasil