Unidade organizacional

Publicado: 05/04/2019 - 09:41
Última modificação: 21/10/2020 - 14:40

ENGAS - Laboratório de Engenharia de Água e Solo

Localização: Laboratório de Engenharia de Água e Solo Instituto de Ciências Agrárias – ICIAG

Rodovia LMG 746, km 1, S/N, Bloco 1B, Térreo, Monte Carmelo-MG, CEP 38500-000

Apresentação A infra-estrutura do Laboratório de Engenharia de Água e Solo (ENGAS) foi definida com o objetivo de atender às necessidades de ensino de graduação e pós-graduação, de pesquisa e de extensão sobre temas referentes ao desenvolvimento tecnológico de cultivos irrigados e impacto sobre recursos naturais no que se refere ao dimensionamento, gerenciamento de recursos hídricos. Nas atividades de ensino, dá suporte às aulas práticas, fundamentando o conhecimento teórico das disciplinas voltadas para a área de Agrometeorologia, Irrigação e Drenagem. Quanto a atividades de extensão, o Laboratório está apto a desenvolver projetos de interesse principalmente de irrigantes nas áreas de quantificação da demanda hídrica de cultivos e coberturas naturais, estudo de métodos adequados para o manejo da irrigação, melhorias na eficiência no uso da água, energia e insumos, bem como na realização de análises básicas de qualidade de água e resíduos líquidos.

Equipamentos O ENGAS possui equipamentos e material para ensino e pesquisa em  Agrometeorologia e Irrigação, tais como geladeiras, estufa de secagem e ventilação forçada, destilador de osmose reversa, geladeira, molinete fluviométrico, sensor de nível de água, anéis infiltrômetros, baterias de tensiômetros, trados de instalação de tensiômetros, tanque classe "A", estações meteorológicas, dentro outros.

Atividades Ensino • Disciplinas da Graduação:

GAG 524 – Agrometeorologia

GAG 536 – Irrigação e Drenagem

ICIAG32303 - Climatologia

ICIAG32405 – Hidráulica e Irrigação

ICIAG32505 - Hidrologia de Bacias Hidrográficas

• Disciplinas Da Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais:

AIG 015 – Irrigação de Precisão

Equipe:

Coordenador:

Prof. Dr. Eusímio F. Fraga Júnior  Email: eusimiofraga@ufu.br  Telefone: (34) 3810-1025 Docentes: Prof. Dr. Osvaldo Rettore Neto Email: osvaldo.rettore@ufu.br Telefone: (34) 3810-1033 Técnicos: Daniel Martins da Silva

Email: dmsilva@ufu.br Endereço: