Serviço
Orientações para matrícula de discentes
Publicado: 21/10/2021 - 13:12
Última modificação: 20/01/2025 - 10:38
Matrícula
1 - Matrícula dos ingressantes:
1.1 - Ingressantes pelo SISU/Vestibular;
1.2 - Ingressantes pela Transferência Interna/Portador de Diploma;
2.1 - Quebra de pré-requisito;
2.2 - Solicitação de matrícula;
2.4 - Disciplinas de outros Cursos;
2.5 - Matrícula em Estágio, Atividades de Extensão e TCC;
Orientações:
1 - Matrícula dos Ingressantes:
1.1 - Ingressantes pelo SISU/Vestibular;
O processamento do número de matrícula e a matrícula nas disciplinas do primeiro período dos ingressantes pelo SISU e pelo Vestibular, são feitos pelo Setor de Matrículas – SEMAT.
Esse Setor irá matricular estes ingressantes em todas as disciplinas do primeiro período automaticamente.
Os ingressantes devem se atentar aos prazos presentes nos editais e nas solicitações de documentação para matrícula encaminhada pelo Portal da Prograd (Acesso | PSG - Portal de Serviços da Graduação).
Qualquer dúvida entre em contato com a Coordenação pelo e-mail: coamb@iciag.ufu.br, presencialmente ou pelo Whatsapp (34 2512-6711).
1.2 - Ingressantes pela Transferência /Portador de Diploma;
O processamento do número de matrícula dos ingressantes pela Transferência e Processo Seletivo de Portador de Diploma também é feito pelo Setor de Matrícula - SEMAT.
Estes ingressantes devem se atentar aos prazos presentes nos editais e nas solicitações de documentação para matrícula encaminhada pelo Portal da Prograd (Acesso | PSG - Portal de Serviços da Graduação).
Porém, a matrícula nas disciplinas do Curso é feita pela Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária depois da análise de equivalência de disciplinas já realizadas (Equivalência de disciplinas).
Assim que o SEMAT confirmar o processamento do seu número de matrícula, entre em contato com a Coordenação via e-mail: coamb@iciag.ufu.br.
2.1 - Quebra de pré-requisitos:
O pré-requisito é a necessidade de ter sido aprovado em uma disciplina ou ter cursado determinada carga horária do curso para realizar outra matrícula.
O Art. 89 das Normas Gerais de Graduação possibilita a quebra de pré-requisitos de disciplinas pelo Coordenador ou pelo Colegiado do Curso.
A Coordenação avalia as solicitações nos casos previstos no art. 89, I e III das Normas Gerais, ou seja:
- I - estudante, no último semestre de integralização curricular; e
- III - estudante que obteve rendimento de 50 (cinquenta) até 59 (cinquenta e nove) pontos de nota e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular;
Já os casos não previstos expressamente têm de ser decididos pelo Colegiado do Curso, nos termos do § 2º do referido artigo.
Para solicitar a quebra de pré-requisito de disciplina o discente deve:
2.1.1 - Vá ao Portal do Aluno;
2.1.2 - Clique em “Solicitações”;
2.1.3 - Clique em “Solicitações Gerais”;
2.1.4 - Em “Tipo da Solicitação”, selecione “Quebra de pré-requisito”;
2.1.5 - Preencha os campos “E-mail” e “Telefone”;
2.1.6 - No campo “Justificativa” escreva qual a disciplina você deseja cursar e qual a disciplina você deseja ter a quebra de pré-requisito; explique a sua situação detalhando as razões pelas quais você deseja a quebra deste pré-requisito;
2.1.7 - No campo “Anexar Documento” adicione, se houver, os documentos comprobatórios que justifiquem a solicitação;
2.1.8 - A Coordenação irá realizar a quebra e a matrícula das solicitações aprovadas manualmente durante o período de ajuste.
IMPORTANTE:
Independentemente do tipo de quebra, ambas as disciplinas têm que ser cursadas simultaneamente.
Solicite a matrícula em ambas as disciplinas no portal do aluno durante a época apropriada.
2.2 - Solicitação de matrícula;
A Solicitação de Matrícula deve ser feita por todos os estudantes que não estejam no primeiro período.
Ela é feita pelo Portal do Aluno durante o período definido no Calendário Acadêmico, no semestre 2025-1 ela ocorrerá em: 17 e 18 de Maio
A Solicitação de Matrícula é processada totalmente pelo sistema da UFU, de acordo com as regras de prioridade de matrícula definidas pelas normas gerais de graduação.
2.2.1 - Monte sua grade horária de acordo com os horários das disciplinas ofertadas pelo Curso;
2.2.2 - Vá ao Portal do Aluno;
2.2.3 - Clique em “Solicitações”;
2.2.4 - Clique em “Matrícula no Curso”;
2.2.5 - Selecione as disciplinas que você deseja matrícula clicando no ícone "+" na coluna “Solicitar”;
2.2.6 - Confirme a sua Solicitação.
IMPORTANTE:
Em disciplinas com mais de uma turma, solicite a matrícula em todas as turmas, seguindo a sua preferência, o sistema irá te matricular na primeira opção que tenha vagas.
O processamento do pedido de matrícula irá seguir a ordem de prioridade da solicitação, de modo que choques de horários e solicitações de matrícula em turmas diferentes serão resolvidos por esta ordem.
O ajuste de matrícula é a solicitação do discente para inclusão ou exclusão de uma ou mais disciplinas de sua grade.
Ela deve ser feita depois do processamento da Solicitação de Matrícula pelo sistema, no semestre 2025-1 ele ocorrerá em: 21 e 22 de Maio;
O ajuste de matrícula é processado pela Coordenação, que entrará em contato por e-mail, através do e-mail institucional, com o aluno caso encontre qualquer problema com sua solicitação.
2.3.1 - Reajuste sua grade, de acordo com as matrículas deferidas e indeferidas durante o processamento de Solicitação de Matrícula;
2.3.2 - Vá ao Portal do Aluno;
2.3.3 - Clique em “Solicitações”;
2.2.4 - Clique em “Ajuste de Matrícula”;
2.2.5 - Clique em “Solicitação de INCLUSÃO uma nova disciplina/turma” ou “ Solicitação de EXCLUSÃO de matrícula em uma disciplina/turma”;
2.2.5.1 - Para a inclusão de disciplina: Clique no ícone “+” na coluna “Solicitar” dentre as disciplinas no quadro "Solicitação Ajuste Matrícula - Turmas Aptas";
2.2.5.2 - Para a exclusão de disciplina: Clique no ícone “+” na coluna “Solicitar” dentre as disciplinas no quadro "Solicitação Ajuste Matrícula - Turmas Matriculadas";
2.2.6 - Confirme a sua solicitação.
IMPORTANTE:
O processamento do ajuste de matrícula irá seguir a ordem de prioridade da solicitação, de modo que choques de horários e solicitações de matrícula em turmas diferentes serão resolvidos por esta ordem.
2.4 - Disciplinas de outros Cursos;
O aluno pode solicitar a matrícula em disciplinas de outros cursos durante o mesmo período de ajuste de matrícula. Essas disciplinas podem ser cursadas como eletivas ou como equivalentes às disciplinas do seu currículo.
Uma disciplina eletiva é uma disciplina de livre escolha do estudante, ou seja, ela não contará para a integralização do curso, mas poderá contar como horas de atividades complementares.
Já as disciplinas consideradas equivalentes, quando cursadas eliminam a necessidade de cursar a disciplina obrigatória do currículo.
As disciplinas que já foram consideradas equivalentes podem ser encontradas na tabela:
Mais informações sobre a equivalência de disciplinas: Equivalências de disciplinas
2.4.1 - Vá ao Portal do Aluno;
2.4.3 - Clique em “Solicitações”;
2.4.3 - Clique em “Matrícula Outros Cursos”;
2.4.4 - Procure o Curso na aba “Curso Ofertante”;
2.4.5 - Localize a disciplina que você está procurando no quadro “Turmas aptas”;
2.4.6 - Clique no ícone “+” na coluna “Solicitar” da disciplina que você deseja matrícula.
IMPORTANTE:
O Processo de Solicitação de Matrícula depende da aprovação do Coordenador do Curso Ofertante, de modo que somente após a análise deste Coordenador nós poderemos realizar a matrícula.
2.5 - Matrícula em Estágio Obrigatório, TCC e Atividades de Extensão;
A matrícula nestas disciplinas depende de solicitação, não é feita pelo Portal do Estudante.
2.5.1 - Matrícula em Estágio Obrigatório – Mais informações: Estágio
2.5.1.1 - O aluno deverá procurar a Coordenadora de Estágio – Prof.ª Sueli Moura Bertolino, através do e-mail: suelibertolino@ufu.br, para solicitar a análise dos pré-requisitos do Estágio e a matrícula na disciplina.
2.5.1.2 – A Coordenação de Estágio irá solicitar a sua matrícula para a Coordenação.
2.5.2 - Matrícula em TCC – Mais informações: Trabalho de Conclusão de Curso
2.5.2.1 - Preencha o Formulário de Solicitação de Matrícula - TCC (EA e EAS) e assine utilizando o assinador gov.br (tutorial);
2.5.2.2 - Encaminhe o Formulário de Solicitação de Matrícula para o docente orientador, solicitando sua assinatura;
2.5.2.3 - Assim que o orientador assinar encaminhe o formulário por e-mail para a Coordenação: coamb@iciag.ufu.br.
2.5.3 - Matrícula em Atividades de Extensão – Mais informações:
2.5.3.1 - O aluno deverá encaminhar solicitação, durante o período de ajuste de matrícula, por e-mail para a Coordenação: coamb@iciag.ufu.br.